Ticket Check – Do início ao Fim

Infelizmente chegou ao fim =(

O aplicativo “Ticket Check” foi desenvolvido para iOS e entrou na AppStore no dia 10 de Março de 2012!

Your app status is Ready for Sale
App Name: Ticket Check
App Version Number: 1.0
App SKU: 2012022710
App Apple ID:506182778

O ficou disponivel gratuitamente na AppStore, sem nenhuma publicidade e teve números incríveis (pelo menos pra mim) de download!
Somente em 2012 o applicativo que não tinha nenhuma divulgação (a não ser nos primeiros meses que eu soltava alguns twitts) chegou a ter 6200 downloads!

Download em 2012

Download em 2012

Por se tratar de um app feito apenas para testar conhecimentos de objective-c e desenvolvido em algumas semanas no meu tempo livre juntamente com os amigos Samuel Judd (designer) e Jean Pimentel (programador), acredito que tenha beneficiado muita gente.

Pra quem não conhece conheceu, o aplicativo simplesmente pegava o numero do seu cartão de Ticket e fazia a consulta do saldo no site do Ticket e retornava o valor pra você na tela do seu celular. Uma praticidade que muitos usuários gostaram e utilizavam o applicativo diariamente.

Certa vez, tive que retirar o aplicativo da AppStore, pois recebi um email da Apple dizendo “Edenred.com believes I`m infringing your trademark”.
Rapidamente tirei o applicativo do ar e solicitei uma resposta mais clara, pois eu não utilizava a marca deles, a única coisa que apareciam eram uns cartões ilustrativos no layout to aplicativo. Cheguei a tentar oferecer o aplicativo a Endred, pois como já tinhamos muitos clientes acreditava eu que seria interessante para eles e equivocado recebi a seguinte resposta “Ressalto que a Ticket não tem interesse na compra destes aplicativos e que consideramos a consulta aos nossos saldos por este meio, ilegal.”.
Logo em seguida, como não me deram nenhum parecer sobre a infração que eu estava cometendo voltei com o aplicativo ao ar.

As pessoas começaram a comentar pedindo que o aplicativo deixasse salvo mais de um cartão e atendendo a pedidos a versão 2.0 entrou em 07/05/2012, possibilitando o armazenamento de múltiplos cartões que ficavam salvos no celular da pessoa.

Chegamos a pensar em uma nova versão, que fosse mais abrangente, trabalhando com cartões de diversas bandeiras e retornando os saldos de forma mais rápida e eficiente. Foi feito até mesmo um novo layout mais moderno e atraente, mas por falta de tempo (time is money), não chegou a ser desenvolvido.

A versão 3 trazia um layout mais moderno, mas não chegou a ser lançada.

A versão 3 trazia um layout mais moderno, mas não chegou a ser lançada.

O aplicativo estava esquecido e pensei em verificar como andavam os downloads e constatei que o número de reviews havia aumentado bastante e ao verificar me deparei com comentarios do tipo “No inicio, ótimo. Agora não funciona” (Isabykaka). Ao verificar o que estava acontecendo, constatei que a consulta estava sendo bloqueada pelo site do ticket.

Veja todos os comentarios

Veja todos os comentarios

Por esse motivo peço desculpa aos mais de 6000 usuários que baixaram gratuitamente o applicativo e informo que ele será descontinuado.
Agradeço a todos que deram seus feedbacks pois somente com eles foi possível melhorar o app assim como saber que ele já não funcionava mais.

Comentários

Comentários

Deixe abaixo o seu comentário.

Obrigado a todos.

Outras imagens do desenvolviemento do app serão postadas em breve. =)

  • Djavan Fagundes

    Uma pena. Apesar de não usar iOS, gostava bastante de ver a evolução do APP e o seu envolvimento com o mesmo. Quiça as empresas apoiassem as iniciativas de desenvolvedores sérios igual a você.

  • Núbia Souza

    Acompanhei desde o inicio esse app, uma pena ele sair do ar.
    Mas ele ficou mto bom parabéns aos envolvidos.

  • Alice de Mattos

    Adorava o app, parabéns quem o criou. Até pagaria pelo uso pois era muito util.

  • emersonbroga

    Obrigado Alice…
    Eu tambem gostaria muito de desenvolver a versão 3 do app, mas infelizmente a empresa do ticket não me permite!

    Obrigado pelo feedback, ele é muito válido pra mim.

  • http://about.me/lucasmezencio Lucas Mezêncio

    Disponibililza o código pra gente! 😉

  • emersonbroga

    Não me orgulho do código, pois foi uma das primeiras coisas que fiz em Objective-c! Vou providenciar e colocar isso no github.